Winicius Braz en Informática Oficial, beBee em Português, Gestão de Projetos COO and Strategy Marketing Leader • Grupo DPG 1/7/2016 · 3 min de lectura · 1,4K

Como estão seus cronogramas de projetos?

Como estão seus cronogramas de projetos?

 O cronograma é o principal recurso de gerenciamento de tempo de um projeto, pois determina quando cada atividade deve ser iniciada e concluída, em um encadeamento lógico e sequencial. Seu principal objetivo é garantir que cada etapa seja entregue dentro do prazo acordado, mantendo a satisfação do cliente e o time to market da solução.

 Mas a verdade é que elaborar um bom cronograma de projeto depende de diversas variáveis, a começar pela construção de um escopo bem delineado, passando pelo completo entendimento das fases necessárias para a conclusão da iniciativa, bem como dos recursos necessários para levar o projeto até o fim. Acha complicado demais? Pois neste post você vai ver que é mais simples do que parece!

 Pronto para percorrer o caminho das melhores práticas na construção de um cronograma de projeto e garantir que tudo sairá perfeitamente bem em relação a seus prazos? Então acompanhe:

Por que elaborar um cronograma

 O cronograma é uma forma extremamente visual de exibir o sequenciamento de atividades dentro de um projeto, permitindo assim que você verifique as interdependências de tarefas e construa seu caminho crítico de maneira a otimizar entregas. Em outras palavras: você identifica os pontos de tensão da iniciativa, verificando exatamente onde a equipe terá que redobrar a atenção para não perder prazos e realizar as entregas conforme o planejado.

 Como ferramenta de gestão, o cronograma de projeto auxilia tanto o gerente como a equipe a medir seu próprio desempenho, encontrando alternativas mais ágeis e assertivas para o desenvolvimento de cada solução. Para isso, ele:

 Estima o tempo de cada atividade

 Ao montar seu cronograma de projeto, você estima quanto tempo levará para desenvolver cada atividade, o que garante maior confiabilidade ao seu planejamento e aumenta as taxas de sucesso da iniciativa como um todo. Conhece Timesheet? Essas fichas podem ajudar muito no controle.

 Acompanha o desempenho do time

 A partir das informações dispostas no cronograma e das alterações de status feitas pela equipe, é possível mensurar quanto tempo está sendo efetivamente gasto em cada atividade, como está a produtividade do time em geral e se realmente há necessidade de intervir para não incorrer em atrasos.

 Aloca melhor quaisquer recursos

 Com um cronograma de projeto bem estruturado, você sabe exatamente quando um profissional está disponível para assumir novas tarefas, se sua equipe está com a carga de trabalho adequada ou se é preciso agregar novos colaboradores para dar conta de todas as atividades em execução.

 Aumenta a eficiência